terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ceia gostosa e saudável

Petiscos natalinos, como uvas passas, damascos, nozes, amêndoas e castanha do Pará, por exemplo, trazem inúmeros benefícios à saúde e podem ser consumidos durante o ano todo, mas sem abusos

Por: Carina Seles

Chegada à época de final de ano, as festas de Natal e Ano Novo trazem um banquete com pratos tradicionais, com carnes brancas, como peru ou chester, além de frutas secas, uvas passas, amêndoas, damascos e castanha do Pará, por exemplo, que preenchem as prateleiras dos supermercados. Estes, normalmente, são consumidos apenas no período natalino, porém são ricos em nutrientes que podem ser consumidos o ano todo, não apenas como ingredientes de tortas, doces e panetones.

Benefícios
De acordo com a nutricionista Fernanda Granja, nozes, castanhas, amêndoas e amendoins ajudam a diminuir o colesterol LDL, considerado ruim, e também os níveis de colesterol total.

“As nozes ajudam a prevenir contra o diabetes, pois apresentam gorduras e nutrientes que fazem com que a insulina e a glicose apresentem maior estabilidade no organismo. Também ajudam no combate ao câncer, por retardar a multiplicação de células cancerosas devido à presença das vitaminais e minerais com ação antioxidante”, conta.

Já o nutricionista Lincoln Dias Júnior conta que, se aliados a uma dieta equilibrada, as castanhas podem auxiliar na perda de peso. "Elas são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter os níveis de glicose no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras".
Outros pontos positivos desses alimentos são a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares devido a diminuição do colesterol.

“A castanha do Pará é rica em zinco, que é cicatrizante, e em selênio, que combate o envelhecimento das células e a queda de cabelo, estimulando o crescimento do mesmo. A de caju tem fósforo, que é bom para memória. As nozes contêm Ômega-3, que ajuda na circulação do sangue no cérebro”, afirma Fernanda, que complementa que todas combatem o mau humor.

Frutas secas
Já as frutas secas e sementes de girassol são ricas em potássio, importantes para a hidratação dos cabelos. “Pois controlam o equilíbrio da água na haste capilar”, afirma Fernanda.

A uva passa, por exemplo, possui altas concentrações de boro, elemento essencial ao desenvolvimento de ossos e ligamentos. "Por sua concentração de fibras e por ser rica em oligofrutossacarídeos de ação prebiótica, pode ter ação preventiva no câncer de colo retal", comenta o nutricionista Lincoln.

Quantidade
A nutricionista Fernanda afirma que as pessoas podem e devem comer as frutas oleaginosas durante o ano todo, porém nunca em excesso. “Pode acarretar o ganho de peso, pois tratam-se de alimentos calóricos”, diz.

Para quem pretende controlar o peso, as quantidades corretas de oleaginosas devem totalizar aproximadamente 80 kcal em cada porção, com as opções de 12 unidades de amêndoas, 8 unidades de avelã, 3 unidades de castanha do Pará, 6 unidades de castanha de caju ou 3 unidades de Nozes. Os profissionais da nutrição lembram que pode ser feita apenas uma destas opções por dia.

Estudo
Segundo um estudo recente realizado na Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, foi observado que quando há a ingestão diária de 67 gramas de castanhas, o que dá aproximadamente dois punhados do produto, ocorre uma redução do LDL, o colesterol ruim, em 7,4%, já as concentrações de triglicérides chegaram a cair até 10%. Os pesquisadores explicaram esses resultados devido às concentrações de gorduras monoinsaturadas presentes nesses alimentos. “Mas é válido escolher. Quem prefere as nozes, pode comer seis ao longo do dia, já a castanha de caju são no máximo oito e a do Pará, duas são suficientes”, destaca Fernanda.

Recomendações
Para preservá-las, Lincoln recomenda conservá-las em lugar seco e afastadas da luz. "Se forem industrializadas, confira no rótulo se contêm gordura vegetal hidrogenada e evite os grãos salgados (ricos em sódio), que favorecem a retenção de líquidos", finaliza.

Jornal Boqueirão News - Santos/SP - Publicado em 10 de dezembro de 2010