segunda-feira, 29 de abril de 2013

Na hora de escolher o que e onde comer, não conte com a sorte!


Alimentação fora do lar. Um tema que chama a atenção pela necessidade de se observar o que escolhemos na hora de comer e qual local devemos privilegiar entre a variedade de lanchonetes e restaurantes existentes. A responsabilidade sobre o que é consumido fora de casa também envolve os empresários do setor, que, ao lidar com um público cada vez mais informado sobre os benefícios de uma alimentação adequada e saudável, precisam ficar atentos para o cumprimento de condutas, normas e exigências legais decisivas para a qualidade do seu negócio. Além disso, a preocupação social quanto ao aumento gradativo dos índices de obesidade, diabetes e hipertensão em crianças, jovens e adultos exige mudança de postura de ambos os lados. 

A promoção de um serviço de qualidade por parte do empresariado deve ter a contribuição do nutricionista, fundamental para alcançar excelência no que é oferecido aos clientes e alertar a população sobre a importância de uma dieta balanceada. O Sistema CFN/CRN se interessa pela discussão e lança a campanha institucional com o objetivo de orientar o público a respeito das escolhas feitas na hora de comer fora de casa e conscientizar os empresários sobre o papel do nutricionista em seus estabelecimentos: indicar cardápios e opções alimentares mais recomendadas em diferentes situações do dia a dia, zelar pela segurança alimentar e nutricional do que é servido e gerenciar a qualidade dos produtos e serviços por meio de ações que privilegiem o controle sanitário, a prevenção e a diminuição do desperdício.

A campanha começa com a publicação de uma nova identidade visual para a abordagem do tema, divulgada nos veículos de comunicação institucional do conselho (portal, facebook). A partir daí, informações sobre o assunto terão destaque em hotsite específico e na mídia eletrônica, com inserções de spots radiofônicos. A primeira etapa da veiculação nacional em rádios se inicia no próximo dia 1º e vai até o dia 15. Na CBN, a peça será divulgada nos intervalos do Jornal da CBN 1ª edição, das 6 às 9 horas, e do CBN Brasil, das 12 às 14 horas. Na Jovem Pan, os spots serão veiculados no Jornal da Manhã SAT AM+FM, de segunda a sexta-feira, entre 6h30 e 7h30, e no programa A Melhor da Semana SAT FM, entre 9h30 e 11h30.

Neste momento, a campanha nacional nas mídias digitais faz alusão ao Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado em 31 de Março.

Confira o áudio da campanha!

Publicado em 28/03/2013 - CFN
Autor/Fonte: CFN

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Anvisa aprova redução de iodo a ser adicionado ao sal


Agora, taxa de iodo presente no sal deve se ajustar às recomendações da OMS. A substância, apesar de ajudar a evitar problemas de saúde, como o bócio, em excesso é prejudicial e pode levar ao hipotireoidismo

Exagero no sal: cerca de 69% das mulheres e 88% dos homens brasileiros consomem quantidades diárias de sódio acima das recomendadas
Anvisa aprova medida para diminuir quantidade de iodo presente no sal (Thinkstock)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, a redução da quantidade de iodo que deve ser adicionada ao sal. A medida, discutida desde 2011, foi adotada em razão da mudança de hábito alimentar do brasileiro que, ao longo dos últimos anos, passou a consumir maior quantidade do tempero e, por tabela, também de iodo.
O iodo passou a ser adicionado ao sal para prevenir dois problemas: o cretinismo e o bócio. O primeiro é provocado pela deficiência do nutriente na gravidez — estudos mostram que um terço das crianças que não recebem a quantia adequada do iodo durante a gestação apresenta problemas no sistema nervoso central, e outro terço, deficiência cognitiva. O bócio, por sua vez, é provocado pela falta do iodo em adolescentes e adultos.
No entanto, em excesso, o iodo faz mal à saúde, podendo provocar, por exemplo, está a tireoidite de Hashimoto, doença autoimune que leva o organismo a atacar a tireoide. E, segundo pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o brasileiro é um dos maiores consumidores mundiais de iodo.
Pela estimativa do governo, o brasileiro consome, em média, 8,2 gramas de sal diariamente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, para esse padrão de consumo, a faixa de iodação fique entre 20 a 40 miligramas para cada quilo de sal. Atualmente, essa taxa é de 20 a 60 miligramas de iodo por quilo de sal, e a proposta em estudo na Anvisa prevê uma faixa de adição de 15 a 45 miligramas a cada quilo de sal.
A resolução passa a valer 90 dias depois da sua publicação no Diário Oficial da União.
(Com Estadão Conteúdo)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

É época de Mamão Formosa... vejamos os seus benefícios para a nossa saúde !


Muito importante para o bom funcionamento do intestino, por ser rico em fibras e possuir uma enzima chamada papaína, que melhora o transito intestinal e a quebra de moléculas alimentares.
“Mas além disso, ele possui outros benefícios, vamos conhecer um pouco mais sobre eles?”

Colesterol
Bom para reduzir o colesterol. As fibras são capazes de encapsular as moléculas de colesterol em nosso intestino, inibindo a sua reabsorção pelo nosso organismo.

Sinusite
A papaína tem ação benéfica na redução dos sintomas da sinusite, por reduzir o muco e a inflamação.

Osteoporose
Rico em acido fólico, importante para as gestantes e para prevenção da osteoporose, há a hipótese de que a deficiência de ácido fólico pode levar a níveis elevados de homocisteína, o que leva a um aumento dos riscos de fraturas ósseas.

Doenças Crônicas (Diabetes, hipercolesterolemia, hipertensão e câncer)
O mamão tem propriedades antioxidantes, que são fatores essenciais para qualidade de vida, promovendo um retardamento na produção dos radicais livres e redução do risco de doenças crônicas.  

Pele de pêssego 
A cor alaranjada do mamão é devido a sua grande concentração de carotenóides, nutrientes auxiliares a beleza da pele por estimularem a formação de melanina, que além de favorecer a uma bela tonalidade da pele, eleva sua proteção.

Agrotóxicos
Mas atenção, faça um favor a sua saúde e prefira está fruta na sua forma orgânica. Um estudo recente mostrou que o mamão está entre as frutas campeãs em agrotóxicos. Mas quando orgânico, não há adição destes compostos químicos.

Forma de consumo
1.      Em uma salada com alface americana, gergelim, castanhas e molho de laranja com abacaxi,
2.      Na famosa salada de frutas,
3.      Em uma vitamina com morango, limão, e hortelã – ótima opção para a pele!!


Referências: HealthWhfoods