quarta-feira, 25 de março de 2015

Dicas importantes para controlar o peso das crianças.


Meu filho esta acima do peso, o que fazer?
Geralmente escuto isso quando encontro amigos e jovens papais.
Esse é um questionamento muito importante, porque a melhor época para controlar o peso e acertar os hábitos alimentares é na infância. É nesta fase que estamos em formação de todos os tecidos, isso inclui os tecidos adiposos (Gordura).
Se os hábitos alimentares das crianças não forem corrigidos, as chances do aumento de peso corporal e o surgimento de doenças relacionadas à obesidade como diabetes e hipertensão são maiores.

Para termos sucesso nessa nova proposta, é importante o empenho dos pais no sentido de promover mudanças positivas, incentivando as crianças para que elas não se sintam sozinhas nessa nova postura alimentar.

Atitudes a serem tomadas para a educação nutricional dos seus filhos:

Dê o exemplo: Os alimentos saudáveis devem ser consumidos por todos em casa e não só pelo seu filho. As crianças copiam os hábitos alimentes dos pais e adultos que convive, portanto, procure fazer as refeições junto com seus filhos, para que eles percebam que você está comendo os mesmos alimentos que eles.

Controle a quantidade: Cuidado! Não é porque o alimento é saudável que pode ser ingerido em qualquer quantidade.

Cuidados com a televisão: Evite fazer as refeições em frente a TV. Tira a atenção da refeição e pode fazer com que a criança coma além do que ela precisa.

Horário das refeições: Procure fazer de 5 a 6 refeições diárias, evitando assim muitas horas em jejum. No período da noite evite dar alimentos ricos em gordura, que leva mais tempo para ser digerida, e pode deixar o sono mais agitado. Durante o sono, o organismo funciona mais lentamente e isso inclui a digestão.

Controle a dispensa (armários) e a geladeira: evite ter em casa alimentos como refrigerantes, salgadinhos, bolachas e doces. Esses alimentos são ricos em carboidratos, gorduras, sódio e pobre em nutrientes importantes para o desenvolvimento das crianças.

Apresente os alimentos: Convide seus filhos para ajudar no preparo de alguma refeição. Dependendo da idade pode começar com sucos e saladas. Mostre a importância desses alimentos para a saúde.

Atividade física: Incentive os pequenos a participarem de jogos e brincadeiras que tenham algum tipo de ação física (gasto calórico), ao invés de deixá-lo horas em jogos eletrônicos e computadores.

Cuidados com apelidos: Evite palavras como (gorda, obesa) bem como outros apelidos que podem ser ofensivos e desestimular o andamento do tratamento nutricional de seu filho.

Seguindo essas dicas, você estará não só educando o seu filho, mas melhorando a qualidade alimentar de toda a família.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Agradecimentos

Quero iniciar o ano de 2015 agradecendo.
Agradeço a todos os meus familiares e amigos.
A minha mãe, minhas irmãs, sogros, cunhados, tios, primos, padrinhos e principalmente minha esposa, minha sócia, meu braço direito durante toda essa jornada.
Quero parabenizar meu filho, Matheus Veiga, pela entrada na Universidade! Força e dedicação filho!
2014 foi um ano muito intenso, de muito trabalho e dedicação. Melhoramos nossa produção, por meio de implantação do sistema de Cook & Chill, (Forno Combinado e Ultracongelamento).
Agradecimentos especiais aos amigos Sr Daniel da Distribuidora Vale Verde, Márcio Serrano , Luciano Teixeira, Maria Helena De Sá Barbosa,Mércia Oliveira, Tenente França Simone MirandaSandro Costa , Juliana Miranda , Rodrigo LoretaMabel Elias da SilvaAmanda Elias , Janaina C. ArakakiCris Camacho (Le Chic Moda e Acessórios), engenheiros Norberto Pinho Brás, James Di Petto e Cezar.
Aos amigos do Rotary Jardim Casqueiro Casqueiro , em especial Dr.Márcio Fernandes Neves , Dr. Gilberto Freitas da Silva e Eng. Norberto Pinho Braz , amigos por mais de 20 anos.
Ao meu dentista e amigo Dr. Jose Antonio Santos Jr , pela paciência e compreensão com um cliente, que por algumas vezes, precisou remarcar consultas por compromissos com a Dieta Prática.
Agradeço as nossos parceiros, Hospital da Policia Militar (APAS), Marinas Nacionais, Agência Extra, Rede Nutri Suplementos Alimentares, Clínica Seven, Casa de carnes Santiago, LLC Consultoria, Academia Oficina Do Fisico, Maternizar, Convenit Corpori. Todos vocês fortalecem e participam diretamente da evolução de nossa empresa.
Agradeço os nossos colaboradores, Sara Freitas Brito, Adriana ,Wallace e Cida, pela dedicação e seriedade com nossos trabalhos.
Agradeço nossa atleta Norma Oliveira, pela ótima parceria ao longo deste ano e pela indicação para o evento 60° Mister Santos, o qual nos proporcionou momentos especiais e a possibilidade de conhecer excelentes pessoas, Sr Elias, sua Neta Elis Nurhan Zurah Safi e o Sr.André Santos. Meus agradecimentos especiais e parabéns pela excelente organização do evento.
Agradeço sempre aos meus professores e mestres por mostrar-me um caminho de possibilidades, ao meu irmão Cezar Henrique Azevedo,Mônica Lourenço Das NevesValdete Lemes Stivanin, Rosangela Schatan, Renata Albano.
Aos meus colegas nutricionistas, Dra. Andreia Cristina Baracat Bueno(Unimed - Santos), Dra. Karina Abbud Nutricionista , Dra. Natalia Fonseca, Dra. Ana Carolina Lambert Magalhaes, Dra. Bianca Scognamillo Ferreira, Dra. Maria Jaqueline Bernardini , Dra. Camila Martinez , Dra Camila Pierry De Paula , Dra. Carol Lisboa , Dra. Conceição Manzotti , Dr. Daniel Paduan Joaquim, Dra Fernanda Rangel , Dra. Helena Altenburg, Dra Marianna Durante Unger, Dra. Maristela Limeão de Paschoa, Dra.Nathália Guedes , Dra. Pâmela Zacharias, Dra. Thalita Longo e Dra.Marcela Figueiredo de Souza que desenvolve um excelente trabalho formando novos profissionais da área de alimentação a frente da Estação Bistrô.
Muito obrigado Jornalista Fernanda Lopes , pela produção da reportagem da Dieta Prática nos jornais Atribuna e Expresso Popular.
Obrigado a Banda Night Club, Fabrício RodriguesFabricio Leite . Foi um ano de ótimas apresentações, nos divertimos sempre !!!
Peço desculpas aos amigos e familiares que infelizmente não tenho encontrado pessoalmente, por compromissos referentes aos meus trabalhos. Farei o possível para que em 2015 possa ser mais presente.
Venham me visitar na loja da Dieta Prática quando puderem. É sempre um grande prazer recebê-los.
Desejo a todos um ótimo 2015 !!! Com muita paz, amor ao próximo, acima de tudo respeito e Deus no coração.
Lincoln.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Na hora de escolher o que e onde comer, não conte com a sorte!


Alimentação fora do lar. Um tema que chama a atenção pela necessidade de se observar o que escolhemos na hora de comer e qual local devemos privilegiar entre a variedade de lanchonetes e restaurantes existentes. A responsabilidade sobre o que é consumido fora de casa também envolve os empresários do setor, que, ao lidar com um público cada vez mais informado sobre os benefícios de uma alimentação adequada e saudável, precisam ficar atentos para o cumprimento de condutas, normas e exigências legais decisivas para a qualidade do seu negócio. Além disso, a preocupação social quanto ao aumento gradativo dos índices de obesidade, diabetes e hipertensão em crianças, jovens e adultos exige mudança de postura de ambos os lados. 

A promoção de um serviço de qualidade por parte do empresariado deve ter a contribuição do nutricionista, fundamental para alcançar excelência no que é oferecido aos clientes e alertar a população sobre a importância de uma dieta balanceada. O Sistema CFN/CRN se interessa pela discussão e lança a campanha institucional com o objetivo de orientar o público a respeito das escolhas feitas na hora de comer fora de casa e conscientizar os empresários sobre o papel do nutricionista em seus estabelecimentos: indicar cardápios e opções alimentares mais recomendadas em diferentes situações do dia a dia, zelar pela segurança alimentar e nutricional do que é servido e gerenciar a qualidade dos produtos e serviços por meio de ações que privilegiem o controle sanitário, a prevenção e a diminuição do desperdício.

A campanha começa com a publicação de uma nova identidade visual para a abordagem do tema, divulgada nos veículos de comunicação institucional do conselho (portal, facebook). A partir daí, informações sobre o assunto terão destaque em hotsite específico e na mídia eletrônica, com inserções de spots radiofônicos. A primeira etapa da veiculação nacional em rádios se inicia no próximo dia 1º e vai até o dia 15. Na CBN, a peça será divulgada nos intervalos do Jornal da CBN 1ª edição, das 6 às 9 horas, e do CBN Brasil, das 12 às 14 horas. Na Jovem Pan, os spots serão veiculados no Jornal da Manhã SAT AM+FM, de segunda a sexta-feira, entre 6h30 e 7h30, e no programa A Melhor da Semana SAT FM, entre 9h30 e 11h30.

Neste momento, a campanha nacional nas mídias digitais faz alusão ao Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado em 31 de Março.

Confira o áudio da campanha!

Publicado em 28/03/2013 - CFN
Autor/Fonte: CFN

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Anvisa aprova redução de iodo a ser adicionado ao sal


Agora, taxa de iodo presente no sal deve se ajustar às recomendações da OMS. A substância, apesar de ajudar a evitar problemas de saúde, como o bócio, em excesso é prejudicial e pode levar ao hipotireoidismo

Exagero no sal: cerca de 69% das mulheres e 88% dos homens brasileiros consomem quantidades diárias de sódio acima das recomendadas
Anvisa aprova medida para diminuir quantidade de iodo presente no sal (Thinkstock)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, a redução da quantidade de iodo que deve ser adicionada ao sal. A medida, discutida desde 2011, foi adotada em razão da mudança de hábito alimentar do brasileiro que, ao longo dos últimos anos, passou a consumir maior quantidade do tempero e, por tabela, também de iodo.
O iodo passou a ser adicionado ao sal para prevenir dois problemas: o cretinismo e o bócio. O primeiro é provocado pela deficiência do nutriente na gravidez — estudos mostram que um terço das crianças que não recebem a quantia adequada do iodo durante a gestação apresenta problemas no sistema nervoso central, e outro terço, deficiência cognitiva. O bócio, por sua vez, é provocado pela falta do iodo em adolescentes e adultos.
No entanto, em excesso, o iodo faz mal à saúde, podendo provocar, por exemplo, está a tireoidite de Hashimoto, doença autoimune que leva o organismo a atacar a tireoide. E, segundo pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o brasileiro é um dos maiores consumidores mundiais de iodo.
Pela estimativa do governo, o brasileiro consome, em média, 8,2 gramas de sal diariamente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, para esse padrão de consumo, a faixa de iodação fique entre 20 a 40 miligramas para cada quilo de sal. Atualmente, essa taxa é de 20 a 60 miligramas de iodo por quilo de sal, e a proposta em estudo na Anvisa prevê uma faixa de adição de 15 a 45 miligramas a cada quilo de sal.
A resolução passa a valer 90 dias depois da sua publicação no Diário Oficial da União.
(Com Estadão Conteúdo)