domingo, 7 de setembro de 2008

Nutricionista contribui para segurança alimentar em restaurante

Uma pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada na segunda-feira (1), revelou que, entre 1999 e 2007, cerca de 114 mil pessoas em todo o país ficaram doentes ao ingerir alimentos contaminados. Sobre o assunto, uma das maiores preocupações do consumidor é com os produtos disponíveis em restaurantes e bares. Nesses estabelecimentos, o trabalho do nutricionista contribui para a prevenção da incidência de doenças transmitidas por alimentos.

Tendo em vista a segurança alimentar em restaurantes, o Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região, que atua em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, está inovando e criou o projeto "Certificado para restaurantes comerciais". Os restaurantes que aderem ao programa recebem uma placa com as frases "Segurança alimentar? Aqui tem" e o nome do nutricionista responsável. O objetivo é dar ciência aos clientes de que o local dispõe de nutricionista e oferece alimentação dentro dos critérios de segurança alimentar. O projeto ainda está em fase inicial, e vários restaurantes estão aderindo, já que a iniciativa é voluntária, para participar.

Embora a população seja a maior beneficiária da iniciativa, ela também apresenta diversos resultados positivos para o restaurante, já que são inúmeras as vantagens de esses estabelecimentos contarem com um nutricionista. Entre os resultados do trabalho do profissional, está a diminuição de custos e desperdícios, além da adequação da empresa às legislações da Vigilância Sanitária e do próprio Conselho Federal de Nutricionistas.

Fonte: Conselho Federal de Nutricionistas - Boletin Nº 13 - 05/09/2008

Nenhum comentário: