segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Abuse das cores - Entrevista para o "AT Revista"

Uma dica é dividir os alimentos funcionais por cores.

Os vermelhos, por exemplo, podem ser ricos em licopeno, como o tomate, um poderoso antioxidante, ou seja, evita o envelhecimento das células e previne tumores.

Segundo o nutricionista-clínico Lincoln Dias Junior, a substância, aliás, fica ainda mais potente quando aquecida, como em molhos."A biodisponibilidade é aumentada e a absorção do organismo é maior". Ele afirma que, mesmo depois de passar pelo processo de industrialização, o licopeno não é destruído."Mas é preciso procurar um produto com baixo teor de calorias e de sódio."
Pimentão vermelho, beterraba e morangos contêm antocianinas, que além de reduzirem câncer, ainda têm poder antiinflamatório. Mas eles devem ser bem lavados, e os orgânicos são mais recomendados.

Os alimentos amarelos também estão na lista. Eles têm carotenóides, que protegem a visão e previnem doenças cardiovasculares. Mamão, pêra, cenoura,pimentão amarelo e abóbora estão entre aqueles que, quando consumidos, têm o betacaroteno convertido em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento. Entre as frutas cítricas, destaque para o caju, que tem mais vitamina C que a laranja ou a goiaba, só perdendo para a acerola.

Não podemos nos esquecer dos verdes. Verduras são fontes de ferro e fibras. Isso todos sabemos. Mas brócolis, couve, couve-flor, entre outras chamadas de crucíferas, possuem ainda propriedades anticarcinogênicas. E nada de jogar as folhas fora."As da couve-flor e do brócolis têm ainda mais bioativos e sabor similar ao da couve, podendo ser utilizada no caldo-verde, por exemplo", ensina Suemy, que dá oficinas de aproveitamento integral dos alimentos.

Há também um grupo especial de leguminosas. São as que têm inulina ­ uma fibra solúvel que age como prebiótico, assim como o iogurte. Alcachofra, aspargos, chicória e bardana estão na lista das que ajudam a regular o funcionamento do intestino. O yacon, um tubérculo originário dos Andes, também.Apesar de ser da família da batata, é indicado para diabéticos. A maioria dos estudos constata seu efeito sobre a redução da glicemia (diminuição dos níveis de açúcar no sangue). Ele é ideal para saladas.

Cebola e alho são excelentes para a saúde. Isso sua avó já dizia. E é verdade."Eles têm alicina, um bioativo que reduz a pressão arterial e o mau colesterol, melhorando ainda o sistema imunológico", explica o nutricionista Lincoln. Ele lembra que o alho-poró tem o benefício, mas é importante lembrar que o alho deve ser consumido cru ou cozido a menos de 50ºC.

Clique no link abaixo e veja a imagem com os alimentos funcionais.
http://img162.imageshack.us/img162/9720/digitalizar0001uo3.jpg

Fonte: Revista AT - Parte integrante do Jornal A Tribuna de Santos - de 05/10/2008

Nenhum comentário: